sábado, 23 de outubro de 2010

"OS OSSOS DO OFÍCIO."

Dia 23 de Outubro,sábado,aniversário de meu sobrinho.Um dia com as características típica de Curitiba, a bela Capital dos Paranaenses.
Céu cinzento,frio e chuvinha fina e chatinha.
Um dia para não sair debaixo das cobertas.
Ser brasileiro, nascer em Itajaí, e ser criado em Curitiba, Terra dos Pinheirais, não é dádiva, e sim, uma benção. Tenho dito.
Estou aqui, com a lojinha aberta,contemplando este dia maravilhoso; nem tanto,para quem não reside nesta Cidade.
Programei para amanhã, domingo, no período vespertino, fazer a manutenção da sepultura de meu pai, na localidade da Colônia Zacarias, Município de São José dos Pinhais-Pr.
Em Curitiba, devido à variação climática, tudo depende de São Pedro.Você sai de casa,batendo o queixo de frio; tem amplas possibilidades de chegar encharcado devido à chuva,ou, de suor,devido o calor.É assim mesmo, não tem o que contestar.
Iniciei o expediente na loja, chegou o primeiro cliente,nervoso com problemas.
Queria saber se eu tinha uma peça, um pino torto, mostrado pelo mesmo,explicando que é a trava de segurança de seu assento sanitário.Respondi: infelizmente, não tenho! O mesmo retrucou que visitou diversas casas de materiais para construção,mas, não encontrou.
Sugeri usar a criatividade, substituindo o pino por parafuso com porca.O cidadão respondeu-me: não dará certo, pois o pino é totalmente torto.Rebati: use uma criatividade torta.Lá se foi o homem com o seu problema.
Chegou, em seguida, uma senhora, solicitou uma mangueira para gás.Perguntei ?Qual o comprimento da mangueira?Respondeu-me: não sei!É para o meu fogão!O senhor sabe né!É bem depois da porta, à direita. Minha senhora, não conheço a sua casa, nem tão pouco, o seu endereço.contudo, vamos lá.Fiz às perguntas rotineiras, tais como: quantos passos fica o botijão do fogão?Fica dentro ou fora da casa? E por aí vai.
Dentro de minha experiência, lasquei a mangueira de l,20m.
Pimba, mangueira de l,20m, regulador de gás e abraçadeiras.
Lá foi a senhora preparar o rango do almoço.Sairá? Tudo dependerá da minha intuição.Ufa!
Agora, chega um garotão,solicitando uma coisa para colocar na tomada.Que coisa meu filho?Não sei?O meu pai que pediu!Será um pino macho,um pino com três saídas?Leva um pino macho, caso não sirva, volte com maiores detalhes, Ok!
Que coisa será?
Agora, entra um senhor reclamando que tomou banho frio, pois, o chuveiro não esquentou.Será a resistência? Sugeri, que o correto, seria consultar um eletricista. Não, respondeu o dito,vou levar uma resistência.Tentarei,caso contrário, tomarei outras providências; não posso ficar sem o meu banho.
Lá foi o dito homem, com grandes possibilidades de tomar mais um banho frio.
Dentro do clima atual, sinceramente, ninguém merece tomar um banho frio; é de lascar.
Epa! Lá vêm à senhora com a mangueira para gás.Santo Deus! Pela cara da mesma,o rango não se concretizou.Vou aguardar o tranco.
Não vejo a hora de chegar o domingo.Lá no cemitério,aonde farei a manutenção da sepultura do meu pai,não tem reclamações, informações, nem perguntas desconexas.Lá,reina o silêncio absoluto.
O quê? Você não é chegado neste tipo de assunto?Problema seu.
Estarei no cemitério, vivo e muito bem, obrigado; de olho vivo em você.
Sacou?

Abraço do Catarina Paranaense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário