sexta-feira, 24 de julho de 2015

"CURTAS E BOAS."



1 – Silêncio.
Fechei meus olhos para não te ver e minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei.
E da minha boca nasceram suspiros e palavras mudas que te dediquei;

2 – Três coisas reunidas são capazes de fazer feliz a pessoa humana: as bênçãos de Deus, um amigo e um bom livro.

3 – O prudente é aquele que sabe calar uma parte da verdade, que seria inoportuno revelar. E que pode se calar sem que seu silêncio  altere ou falsifique parte da verdade que diz.

4 – É muito melhor arriscar coisa grandiosas,
       Alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota,
       Do que formar fila com os pobres de espírito,
       Que nem gozam muito nem sofre muito,
       Porque vivem nessa penumbra cinzenta,
       Que não conhece vitória nem derrota.

5 – Bom amigo, pelo amor de Jesus,
      Abstenha-se de cavar a poeira encerrada aqui,
      Abençoado seja o homem que poupar estas pedras,
      E maldito aquele que remover meus ossos.

6 – Seja cortês com todos,
      Social com poucos,
      Familiar com alguns,
      Amigo com um.
      Inimigo com nenhum.

7 – Nero o imperador louco, o incendiário tocador de lira. Um dia olhando através de uma esmeralda, percebeu que sua visão melhorava; mandou talhar uma pedra de maneira poder mante-la encaixada na órbita, a fim de observar coisas e gente com um olho só, mas com clareza.
Sem querer, inventou o monóculo.

8 – Quantas vezes ele terá dito estas palavras? Ser ou não Ser? Eis a questão.
Que será melhor para o espírito?
Sofrer as pedradas e as flechadas da fortuna ingrata, ou tomar arma contra o mar de aborrecimento?
Esta é a dúvida: que haverá depois da morte de onde ninguém retornará.

9 – Por amor, faço todas as coisas possíveis, para repousar-me de todas as que faço por necessidade.

Abraços do
Catarina Paranaense.




Nenhum comentário:

Postar um comentário