quinta-feira, 3 de setembro de 2015

"MAIS UM NA FILEIRA DE NABUCODONOSOR."



Já falamos de Nabudonosor que foi obrigado a pastar, isto mesmo, a pastar, para conscientizar-se que só o Senhor é Deus.
Depois veio seu filho, Belsazar, que dentro de um banquete, usou indevidamente utensílios sagrados da casa de Deus, e pagou, com tal pertinência, a sua própria vida.
Agora, destaca-se o orelhudo “HAMÔ; outro que tentou prejudicar o povo de Deus e, também, pagou caro.
Vamos a um resumo quanto ao Hamã. A saber:
Havia, então, um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu,  que fora transportado de Jerusalém com os cativos que foram levados com Jeconias, rei de Judá, ao qual transportara Nabudonosor, rei da Babilônia.
Mardoqueu criara a Hadassa (que é Ester) porque não tinha pai nem mãe.
Para resumir Ester casa com rei Assuero, que reinou desde a Índia até a Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias.
Mardoqueu descobre uma conspiração contra o rei Assuero, por dois eunucos do próprio rei, sendo Bigtã e Teres.
Mardoqueu fez saber à rainha Ester, e Ester disse ao rei, em nome de Mardoqueu.
E inquiriu-se o negócio, e se descobriu; e ambos foram enforcados.
Depois dessas coisas, o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exitou; e pôs o seu lugar acima de todos os príncipes que estavam com ele.
E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostavam perante Hamã.
Porém, Mardoqueu não se inclinava nem se prostava.
Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostava diante dele, Hamã se encheu de furor.
Hamã, pois, procurou destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero, ao povo de Mardoqueu.
Hamã disse ao rei Assuero: Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as leis do rei; pelo que não convém ao rei deixá-lo ficar.
E disse o rei a Hamã: Essa prata é dada, como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos.
E Hamã, através de cartas, que enviou pela mão dos correios a todas as províncias do rei, que destruíssem, matassem, e lançassem a perder a todos os judeus desde moço até o velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, e que saqueassem o seu despojo.
Mardoqueu ficando sabendo da armadilha de Hamã contra o seu povo, rasgou suas vestes, e vestiu-se de um pano de saco com cinza e saiu pelo meio da cidade.
Mardoqueu, através de Haraque, um dos eunucos do rei. Fez-lhe saber tudo quanto lhe tinha sucedido, ou seja, as armadilhas e mentiras de Hamã, inclusive, entregou a cópia da lei escrita que se publicara em Susã,  para os destruir.
Veio, pois, Hataque e fez saber a Ester palavras de Mardoqueu.
Hamá, perante seus amigos e sua mulher Zeres, contou a glória das suas riquezas, e tudo em que o rei tinha engrandecido. Porém tudo isso não me satisfaz, enquanto vir o judeu Mardoqueu assentado à porta do rei.
Então, lhe disse Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinqüenta côvados de altura, e amanhã dize ao rei que enforquem nela Mardoqueu.
Então Hamã mandou fazer a forca.
O rei lembrou-se do aviso de Mardoqueu, quanto à conspiração contra ele, e perguntou o que foi feito de positivo para Mardoqueu.
Resposta: coisa nenhuma se lhe fez.
Então, disse o rei: Quem está no pátio? E Hamã tinha entrado no pátio exterior do rei, para dizer ao rei que enforcassem a Mardoqueu na forca que lhe tinha preparado.
O rei mandou Hamã entrar e fez a seguinte pergunta: Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada? Então, Hamã disse no seu coração: De quem se agradará o rei para lhe fazer honra mais do que a mim?
Traga a veste real de que o rei se costuma vestir, monte também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se-lhe a coroa real na sua cabeça.
Ordem do rei para Hamã: faze assim para com o judeu Mardoqueu, que está assentado à porta do rei; e coisa nenhuma deixe cair de tudo quanto disseste.
E Hamã tomou a veste e o cavalo, e vestiu a Mardoqueu e o levou a cavalo pelas ruas da cidade; e apregoou diante dele: Assim se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada,
Gostaria de ver a cara de Hamã, puxando um cavalo, no qual estava montado Mardoqueu, com toda veste do rei, anunciando pela cidade o exemplo de um homem verdadeiro.
Para resumir: Ester diante de um banquete de vinho, com a presença do rei e Hamã, a rainha Ester contou, detalhadamente, toda armação de Hamã, contra o seu povo e Mardoqueu.
Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe era determinado pelo rei.
Então, disse Harbona, um dos eunucos que serviam diante do rei: Hamã fez uma forca de cinqüenta côvados para Mardoqueu.
Então, disse o rei: Enforcai-o nela.
Enforcaram, pois, a Hamã na forca que ele tinha preparado para Mardoqueu.
Naquele mesmo dia, deu o rei Assuero à rainha Ester a casa de Hamã, inimigo dos judeus, e Mardoqueu veio perante o rei, porque Ester tinha declarado o que lhe era.
E tirou o rei seu anel, que tinha tomado de Hamã, e o deu a Mardoqueu. E Ester pôs a Mardoqueu sobre a casa de Hamã.
Vocês sentiram o que aconteceu a Hamã? Creio que dispensa maiores comentários.
Não adianta meu caro, minha cara, com Deus não se brinca.
Abraços do
Catarina Paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário