domingo, 18 de setembro de 2011

" A IDENTIDADE."


Dias atrás coloquei a camisa, calça, sapato e cinta, doados pelo meu filho, o manequinho da Ilha, e fui fazer compras a prazo numa Empresa, que ainda se preenche a ficha para aprovação de créditos.
Está dentro das minhas características, preenchimento de fichas. Lembro-me dos bons tempos, quando a gente recortava o anúncio de emprego, apanhava o curriculum-vitae, com m/m vinte folhas e se dirigia para a firma requisitante.
Já na Empresa, o entrevistador ficava uns dez minutos apreciando a obra prima, totalmente mimeografada, olhava para a gente, abria uma boca, parecendo à boca de um jacaré, e vinha com o xaveco de sempre: brevemente entraremos em contato com você.
Voltando ao que interessa; após o preenchimento da ficha, para compra a crédito, a atendente solicitou a identidade. Aqui está. Uma pausa: em se falando de identidade, certo dia apanhei uma chuva torrencial, atingindo em cheio a fotografia de minha identidade. Para não perder o referido documento, apanhei outra foto, tirada com uma máquina “Rio 4OO”, e colei na identidade, no lugar da dilacerada.
Precisei autenticar um documento e fui ao Cartório, ocasião em que a atendente solicitou a identidade: tá aqui. Não demorou muito tempo, observei umas dez pessoas olhando para mim. Uma delas dirigiu-se em minha direção, provavelmente, a chefona, que rebolava m ais que um bambolê e falou: o senhor tem outro documento consigo? Tenho sim senhora, a minha habilitação; sou proprietário de um Verona 94/95, Branco, ou melhor, anêmico, com patas novas. A mesma fez mais uma colocação: esta identidade está adulterada, portanto, perdeu o seu valor; o senhor se dirija para aquele balcão para ser fotografado. Neste momento fiquei cabreiro. Esperei alguns momentos e graças a Deus, liberaram a autenticação.
Quase fiquei alienado.
Voltei para o carro de minha filha que estava me esperando e lascou: que demora heim! Expliquei a situação ocorrida no Cartório, à mesma pediu para ver a identidade e quando se cientificou da mesma, perdeu o rumo, instalou o “GPS” para continuar a sua rota. Só
 Liberou o “GPS” depois que soube que renovei a identidade.
Voltando ao papo do balcão para compra a crédito: a mesma imediatamente falou: na ficha o senhor preencheu Jul.... Ce...... de Alm...., entretanto, na identidade consta o nome Osv... de Alm........ Respondi: senhora!  Não sou Jul..... CE.....de Alm....., eu to Jul.....Ce....de Alm....., observa a roupa dele. Mais uma observação da atendente: você é louco? Respondi: não, sou vizinho do Pinel, mas graças a Deus não sou nenhum louco. Mais uma vez a atendente falou: vou ter que chamar o gerente. Respondi: aquele lá da gravata? É ele mesmo, o senhor conhece? Claro que sim, ele foi muito tempo Diretor do Pinel.
A Atendente, já furiosa da vida: você está me achando com cara de louca, ou está querendo me enlouquecer? Não, não senhora, estou achando a senhora com cara de loucatária.
Eis a colocação da mesma: claro que sou locatária, dependo de aluguel, infelizmente o mesmo come comigo na mesa. Respondi: a senhora não entendeu, eu disse loucatária, uma aglutinação de louca com otária. Passe muito bem e até outro dia.
Coisa de louco, não posso nem curtir a roupa doada pelo meu filho.
Enquanto o meu filho está engordando, terei roupa de primeira, porém o mesmo tem que engordar com moderações, pois caso contrário, infligirá às características da Ilha, pois, ao invés de manequinho da Ilha, passará a se chamar o manecão da Ilha.
Eu também não posso engordar, pois, a cinta doada serviu, porém, já no último furo, e a referida, não têm mais espaço para outro furo.
É, é a vida do dia a dia.
Ah! Você não gostou do papo acima? Quem disse para você que é preciso gostar do papo, hem?
Respeite-me viu! Sou pai do manecão da Ilha, do veio (véio) e da proprietária do GPS. Ora bolas!
Abraços do Catarina Paranaense – o pai do Maneco (um termo entre manequinho e manecão).





Um comentário:

  1. Sr. Osvanir,
    Me lembro bem deste dia da identidade. Depois de passar o medo de ser presa, quase me matei de rir...Eita criatividade!!!!!
    Ass: a Proprietária do GPS

    ResponderExcluir