quinta-feira, 26 de maio de 2016

AS DEFENSORAS DE TEJUCUPAPO.



Será que as mulheres contribuíram para a liberdade de nosso País, chamado Brasil?
Vejamo-lo:
Durante as lutas contra os holandeses, verificaram-se muitos atos de bravura e heroísmo por parte dos defensores da terra invadida. Brancos, negros, índios e mestiços brasileiros uniram-se aos colonos portugueses para expulsar os conquistadores batavos,
Só mesmo um grande amor à terra natal e uma têmpera rija e inamolgável poderiam fazer com que os brasileiros, com poucos recursos, resistissem e vencessem os holandeses que, além de numerosos, possuíam um alto grau de civilização e uma larga experiência nas artes de guerra.
Um dos fatos mais belos e emocionantes da história dessas lutas heroicas, que bem atesta a coragem e o patriotismo da MULHER BRASILEIRA, foi o que ocorreu em Tejucupapo. Pequena povoação pernambucana, situada próximo do litoral.
Um dia, chegou a essa localidade a notícia de que os holandeses haviam desembarcado em Olinda. Contavam-se coisas extraordinárias a respeito do poderio militar dos invasores, que se preparavam para dominar o Brasil inteiro.
Tejucupapo era uma vila pequenina e modesta, cujos habitantes moravam em casinhas humildes e modestas, cujos habitantes moravam em casinhas humildes e viviam dos trabalhos da lavoura. Diante da pouca importância do lugar, seus moradores jamais supuseram que os poderosos holandeses fossem até lá. Por isso, continuaram a cuidar de suas plantações com a tranquilidade habitual.
Aconteceu, porém, o inesperado, Certo dia, em que os homens tinham ido à feira para vender suas batatas e mandiocas, surgiram os holandeses com ares ameaçadores. E vendo que, no lugar, só havia MULHERES, começaram logo a incendiar as casas e a destruir as plantações.
As MULHERES, a princípio, refugiaram-se no mato. Mas ao verem a fúria destruidora dos invasores, ficaram indignadas. E resolveram reagir de qualquer maneira. Armaram-se com paus, chuços, foices, enxadas e atacaram os holandeses.
Os soldados puxaram de suas espadas, mas nada puderam fazer. Sobre eles desabou uma avalanche de golpes de foices e chuços. Eram, seiscentas MULHERES dispostas a morrer na defesa de sua terra. As crianças ajudavam às mães atirando pedras sobre os holandeses.
O ataque foi tão violento e feroz que os invasores foram tomados de pânicos. Tiveram de bater em retirada. E foi assim que as pernambucanas de Tejucupapo derrotaram um batalhão de holandeses, dando uma prova eloquente de valor e de heroísmo da MULHER BRASILEIRA!
Salve a MULHER BRASILEIRA.
Aguardem, no próximo blog terá mais heroísmo das MULHERES BRASILEIRAS.
Abraços do
Catarina Paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário