segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"ORTODOXO."

ORTODOXO: Significa que alguém segue determinada coisa, cumprindo as regras iniciais que criaram essas coisas.
Um moralista ortodoxo é aquele que acha que certas regras da Sociedade Primitiva deverão sempre ser seguidas ao pé da letra.
Por exemplo: “Não Matar” (significa na ortodoxia moral, que nunca deveria haver guerras ou penas de morte).
Ortodoxia: Intransigência em relação a tudo que é novo; não aceitação de novos princípios ou idéias.
Ortodoxo: adjetivo= conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira.
Por exemplo: conforme com os princípios tradicionais DE QUALQUER DOUTRINA.
Indivíduo ortodoxo: fundamentalista, radical no bom sentido.
O judaísmo ortodoxo é um dos três grandes ramos do judaísmo, uma vertente que se caracteriza pela observação relativamente rigorosa dos costumes e rituais em sua forma mais primitiva e tradicional, segundo as regras estabelecidas pela Torá e pelo Talmude, e imediatamente desenvolvido e aplicado pelas autoridades posteriores conhecidas como Gueonim, Rishonim e Arraronim. Geralmente o Judaísmo Ortodoxo consiste em duas vertentes diferentes, a Ortodoxa Moderna e a Ultra Ortodoxa. Os ortodoxos representam cerca de 15% da comunidade internacional. Os homens usam chapéu, roupas pretas e não cortam o cabelo junto às orelhas. Os ortodoxos defendem os hábitos tradicionais. Defendem posições religiosas e políticas radicais: Não reconhecem as sinagogas não ortodoxas e alimentam posições contra os muçulmanos e cristãos.

Crenças

O Judaísmo Ortodoxo é caracterizado pela crença que:
•    A Torá e suas leis são Divinas, foram transmitidas por Deus (D'us) a Moisés, são eternas e inalteráveis.
•    Há uma lei oral no judaísmo, que contem a interpretação oficial das seções legais da Torá escrita e também é Divina em virtude de ter sido transmitida por Deus a Moisés juntamente com a lei oral, como incluído no Talmude, Midrash e inúmeros textos relacionados, todos intrinsecamente e inerentemente ligados com a lei escrita da Torá.
Abraços do Catarina Paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário