quinta-feira, 27 de outubro de 2016

"EM DEFESA DE NOSSA LIBERDADE."



Respeitado público, apresento-lhes atos de heroísmo, de dois jovens brasileiros, que para manter a bandeira brasileira trêmula nos ares, avisando que a liberdade de todos os brasileiros e brasileiras é intocável, não temeram a morte, nem tão pouco, a mutilação.
Quando rebentou a Guerra do Paraguai, João Guilherme Greenhagh tinha acabado de concluir o curso de Academia Naval. Disciplinado e patriota, o jovem guarda marinha partiu, alegre e decidido, para o teatro da luta. Seu desejo ardente era enfrentar e vencer os inimigos da Pátria.
Destacado para servir na canhoeira Parnaíba, ele recebeu seu batismo de fogo na grande batalha de Riachuelo. Durante a luta, a referida canhoeira foi atacada por três navios paraguaios: o Taquari, o Paraguari e o Salto.
Dirigido pelo comandante Aurélio Fernandes de Sá, a Parnaíba reage, vigorosamente, contra o ataque dos navios inimigos e, avançando sobre o Paraguari, alcança-o com um tremendo golpe de proa, afundando-o.
Os outros dois navios investem contra a Parnaíba, apoiados por outro barco paraguaio. Os canhões do navio brasileiro fazem terrível matança nas hostes adversárias. Mas, de repente, a Parnaíba encalha.
A abordagem é, assim, facilitada. Imediatamente, duzentos paraguaios, armados de sabres e machadinhas, saltam para o convés de nossa canhoeira. Trava-se, então, uma luta medonha.
Nossos marinheiros resistem, furiosamente, ao assalto. Ninguém vacila ninguém fraqueja. Com ímpeto irresistível, os brasileiros defendem o seu navio.
Atos de heroísmo se sucedem nessa batalha decisiva.
Entre os combatentes, destaca-se O VULTO DE MARCÍLIO DIAS, LUTANDO COM BRAVURA INEGUALÁVEL. QUATRO MARINHEIROS O ATACAM.
Ele CONSEGUE ABATER DOIS E AVANÇA SOBRE OS OUTROS. UM DESTES CONSEGUE DECEPAR-LHE, COM UM GOLPE DE MACHADINHA, O BRAÇO DIREITO. CAI NO CHÃO O SEU SABRE. MAS O VALENTE MARINHEIRO, COM A MÃO ESQUERDA, RETOMA A SUA ARMA E CONSEGUE MATAR OS DOIS PARAGUAIOS,
Um oficial, certo da vitória, aproxima-se do mastro da Parnaíba e procura a bandeira brasileira. MAS O JOVEM GREENHALGH PERCEBE O SEU INTENTO. ABATE O MARINHEIRO COM QUE ESTÁ LUTANDO E, COMO UM TIGRE FERIDO, ATIRA-SE CONTRA O OFICIAL PARAGUAIO E ARRANCA-LHE DAS MÃOS AS CORDAS DA BANDEIRA, MANTENDO-A, LIVRE E INCÓLUME, NO TOPO DO MASTRO.
Louco de raiva, o oficial inimigo avança sobre o guarda marinha, gritando: Deixa esse trapo, miserável.
Não tem o ensejo de repetir o insulto. Com um tiro certeiro, Greenhalgh prostara-o sem vida.
Mas, nesse momento, uma turba de paraguaios lança-se sobre o jovem, atacando-o com tiros e golpes de sabres. O GUARDA MARINHA TENTA DEFENDER-SE, MAS É ESMAGADO PELA MASSA DOS ATACANTES.
E CAI MORTO E DEGOLADO, SEM SOLTAR DE SUAS MÃOS AS CORDAS QUE SUSTENTAM, NO MASTRO, A BANDEIRA BRASILEIRA. GRAÇAS AO GESTO HERÓICO DE GREENHALGH, O PAVILHÃO NACIONAL CONTINÚA A TREMULAR NOS ARES, ANUNCIANDO, ALTIVO E GLORIOSO, A VITÓRIA DAS ARMAS DO BRASIL!
Há necessidade de tecer mais alguns comentários, diante desses heróis brasileiros? Creio que não, contudo, esses dois nomes, deveriam está gravados na mente de todos os brasileiros e brasileiras.
Abraços do
Catarina Paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário