quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"O TELEFONEMA."


Alô, alô, alô? Tá mudo jacaré? Atende Zé de Melo!
- Pois não, sou eu o Pitico.
- Pitico! Sou eu a chefia, como vai, tudo bem?
- Chefia! Que saudade, que bom que você ligou.
Como vão às coisas por aí?
- Pitico! Antes eu empurrava com a barriga, agora preciso da ajuda das mãos, é mole?
- Chefia estou me mandando da bela cidade de Dourados, meu destino é passar por Floripa, visitar seus parentes e morar em Barretos.
- Qual o motivo de tal decisão?
- Entrei na modalidade do chicote, tornei um exímio no assunto, cortando cigarros na boca do Mané; cortando pedaço de papel na boca de outro, deixando a platéia de boca aberta, entretanto, numa de minhas apresentações, em praça pública, já na última parte de exibição, um Mané berrou, lá do meio da multidão: “não chega muito perto dele que de uma hora para outra ele vai despejar.” É mole?
Aquela citação foi o final da minha estada em Dourados.
- Piticagem! Passei uma semana, junto com a minha mulher, em Floripa, na casa de meu filho, nora e Mianxa, beleza pura.
- Chefia! Algum bochicho em torno de minha pessoa, quando na estada em Dourados?
- Pitico, a Mianxa não só perguntou por você, como elaborou uma poesia para você.
- P’rá mim? Posso ouvir ou ler?
- Vai lá Piticagem.
- Chefia! Piticagem?
- Apenas, uma aglutinação de Pitico com viagem.
Eis a poesia:
Pitico, Pitico, Pitico
De sua casa se mandou
Foi parar em Dourados
Lá o bicho pegou.

Seguiu uma bela carreira
A carreira de rodeio abraçou
Mas, na primeira apresentação
Pitico, porém, despejou

Uma situação lamentável
O que Pitico apresentou
Colocou a culpa no bode
Mas, o povo não aceitou

Diante de tal fracasso
Pitico não vacilou
Apanhou a sua trouxa
E de Dourados se mandou

Uma atitude impensada
Que Pitico tomou
Deixou uma péssima impressão
Ficando o registro que Pitico sujou.

- To fora de Floripa, to fora, ninguém acredita em mim.
Correrei todo o Brasil até achar o famigerado bode, pois, será a única maneira de limpar a minha barra.
- Chefia! Responderei a poesia da madame Mianxa, apenas com uma quadrinha, lá vai:

De todas às gatas existentes
E muitas que me metem a ripa
Às gatas mais horríveis
São às gatas de Floripa.

Virei uma caixa de pancadaria, sem merecer.
Até a próxima Chefia e boa sorte.

Abraços do Catarina Paranaense – com muita pena do Piticagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário