quarta-feira, 4 de maio de 2011

"E OS LIVROS CONTINUAM FALANDO."


Dados extraídos do livro O Cristianismo através dos séculos, de Earle E.Cairns.
- A Ordem Franciscana foi fundada por Francisco de Assis (1182-1226), o devasso filho de um rico comerciante. Convertido durante uma enfermidade deixou a casa paterna e consagrou à pobreza e ao serviço de Deus. Reuniu vários jovens com os mesmos interesses seus e elaborou uma regra para dirigir suas vidas. Essa regra exigia pobreza, castidade e obediência, com destaque para a obediência ao papado. A Ordem foi aprovada por Inocêncio III em 1210. A Ordem Franciscana tornou-se tão popular que o papa permitiu que uma jovem de 18 anos, de nome Clara, organizasse uma ordem semelhante para mulheres e que ficou conhecida comoClarissas Pobres.Mais tarde os Terciários ou Ordem Terceira,foram fundados por aqueles leigos que viviam conforme as regras,mas não podiam deixar sua vida secular por causa de vínculos de família ou de negócios.
O nome “frade”, do latim frater (irmão), era sinônimo não só de força espiritual, mas também de serviço à Igreja Romana.
-A Renascença que teve lugar em importantes países da Europa entre 1350 e 1650,marca a transição da era medieval para o mundo moderno.A palavra, que é formada das palavras latinas para “nascimento” e “volta”,expressa a idéia de um renascimento da cultura.A palavra foi usada pela primeira vez em 1854 como um termo descritivo dessa era.
-Harvard foi fundada em 1636 para promover o ensino e para assegurar um ministério escolado que pudesse transmitir a tradição religiosa e cultural da geração corrente para a geração seguinte.O principal objetivo da vida e do estudo era conhecer a Deus e seu Filho,Cristo,considerado o único fundamento do saber.John Harvard, de quem a universidade tomou o nome, legou em torno de 800 libras e sua biblioteca de aproximadamente 400 livros para a nova universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário