sábado, 26 de janeiro de 2019

"A LÍNGUA".


A língua – Novo Dicionário Aurélio:
Língua órgão muscular alongado, móvel, situado na cavidade bucal, a cuja parede inferior está preso pela base, e que serve para a degustação e para a deglutição, e desempenha papel importante na articulação de sons.
A língua - Versão bíblica, segundo Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas.
“Sobre o tropeço na palavra”.
Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freios nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incedeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus: de uma mesma boca procede à bênção e maldição. Meus irmãos não convêm que isto se faça assim.
Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos podem também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce?
- Extraído de um livro: Diz uma fábula: Um rei pediu a seu cozinheiro que lhe preparasse o melhor prato do mundo, e o cozinheiro serviu-lhe um prato feito com língua.
Então, o rei pediu o pior prato do mundo, e o cozinheiro serviu-lhe a mesma coisa, língua.
- Como é possível servir-me a mesma comida como se fosse a melhor e a pior? – perguntou o rei perplexo.
Então, o cozinheiro respondeu:
- Porque a língua é a melhor de todas as coisas, quando usada com amor, mas é a pior de todas as coisas, quando usada sem cuidado ou bondade.
A morte e a vida estão no poder da língua. A boca do justo é manancial de vida.
Escolha a vida!
Abraços do
Catarina Paranaense.

PS = Na sua sabedoria de grande estadista, Winston Churchill disse que “uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário